quinta-feira, 24 de março de 2011

Jornada de Lutas: grande passeata em Brasília



Além da capital federal, outras cidades recebem manifestações. No Rio, vitória com a aprovação da meia-passagem.

Depois de passeatas bem sucedidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a Jornada Nacional de Lutas foca seus esforços na grande passeata que ocorrerá em Brasília nesta quinta-feira, a partir das 10h, com concentração em frente à Biblioteca Nacional. Cerca de 10 mil estudantes são esperados pelas entidades organizadoras e a agitação terá apoio de uma bateria de escola de samba.
Representantes da UNE, UBES e ANPG, que encabeçam a Jornada, têm a expectativa de serem recebidos pela presidenta Dilma Rousseff para apresentar a pauta de reivindicações, cujos destaques são o veto do presidente Lula ao projeto de lei que destina 50% do fundo social do Pré-sal para a educação e os recentes cortes no orçamento que podem atingir o financiamento das universidades.



Um grande reforço a esse contingente virá de Goiás, com a mobilização promovida pela União Goiana de Estudantes Secundaristas (UGES). Segundo o presidente Diego Alves, “sairemos às 6 e meia da manhã do dia 24 da porta das principais escolas para estarmos cedo em Brasília. Serão 20 ônibus de Goiânia e região metropolitana rumo à capital federal”. Também em Brasília, haverá a ocupação da UnB, seguida de atividades culturais e uma festa promovida pela UNE.

No Rio, vitória com a aprovação da meia-passagem - No Rio de Janeiro, a passeata que saiu da Cinelândia com centenas de jovens na última quarta-feira obteve uma vitória significativa. Paralelamente às bandeiras principais da Jornada de Lutas, os cariocas protestavam a favor da aprovação da meia-passagem para bolsistas do ProUni e cotistas, decisão que estava em votação na Câmara Municipal. Ao final da sessão, ficou decidido que cada estudante poderá usar o benefício no máximo duas vezes por dia e 44 por mês, não cumulativas. O financiamento do beneficio terá participação da prefeitura e a empresa que descumprir a lei será penalizada com uma multa de R$1.100, que poderá dobrar em caso de reincidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário