terça-feira, 12 de abril de 2011

Resoluções do 59º CONEG


Encontro define série de moções, documenta reivindicações pela assistência estudantil e convoca Congresso da UNE.

Mais de 500 estudantes de todo o país estiveram reunidos no último fim de semana em São Paulo para o 59º Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da UNE, que nesta edição teve seus debates focados no tema da assistência estudantil. Entre as diversas atividades do evento, os participantes aprovaram uma série de resoluções na plenária final e a entidade tambémconvocou o 52º Congresso, que acontece entre os dias 13 e 17 de julho em Goiânia.

Diversas moções foram documentadas no último CONEG, todas elas com sugestões de melhorias no ensino ou em defesa da ampliação do acesso e da participação administrativa nas universidades. Entre elas, merecem destaque o anúncio da realização do I Seminário Nacional do Meio Ambiente da UNE e a moção de repúdio às práticas opressoras contra o movimento estudantil.

Com relação à assistência estudantil, tema que norteou as discussões do encontro, a UNE empunha a bandeira por uma ampliação nas políticas de permanência das universidades federais via Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), além de outras medidas que visam universalizar a aplicação de recursos de incentivo aos estudantes. Entre as principais demandas, foram aprovados na plenária o Passe Estudantil e a Meia Passagem Intermunicipal, o fim da obrigatoriedade de prestação de serviços em troca de bolsas permanência, a ampliação da verba do PNAES para R$ 1,3 bilhão, a reprodução livre de livros e publicações e a garantia de gestão democrática da Assistência Estudantil nas IES, através de conselhos paritários.

Leia mais: Moções aprovadas no 59º CONEG
Carta do I Seminário de Assistência Estudantil da UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário