A Câmara Municipal de Campina Grande atendendo à propositura do então vereador Romero Rodrigues (PSDB) e por solicitação do vereador Inácio Falcão (PSDB) entregou o título de cidadania campinense a professora Marlene Alves Sousa Luna, reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A sessão solene foi presidida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Nelson Gomes Filho e aconteceu nesta terça-feira, 22, no Plenário da Casa Félix Araújo e contou com a participação de autoridades, professores, alunos e familiares da homenageada.
Entre as autoridades o representante do prefeito de Campina Grande, secretário Perón Japiassú; representando o senador Cássio Cunha Lima a Srª Glória Cunha Lima; o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha; o reitor da UFCG, professor Thompson Mariz; o vice-reitor da UEPB, Aldo Bezerra Maciel; o juiz das Execuções Penais,Fernando Brasiliano Leite; o Pró-reitor da UEPB, Antonio Rangel; o presidente da Academia Campinense de Letras, Ailton Eliziário; o comandante do Corpo de Bombeiro. Major Fábio Santos; o comandante da CPTRAN, major Hilmarton Xavier.
Em seu discurso de saudação, o vereador Inácio Falcão destacou que a homenageada é natura de Itaporanga, cidade localizada no sertão paraibano. Ressaltou que como reitora, Marlene foi protagonista do movimento que obteve a aprovação da lei que assegura a autonomia financeira da UEPB, mediante o repasse de um percentual da receita ordinária do Estado da Paraíba. Inicialmente estipulado em 3%, este repasse foi gradativamente aumentado graças ao empenho da reitora e hoje já está na ordem de 5,77%.
Nas duas gestões como reitora, Marlene Alves demonstrou grande habilidade como gestora e tem colocado a UEPB no cenário das melhores universidades brasileiras, com oito Campi, 49 cursos de graduação, 14 mestrados e cinco doutorados. “Através da gestão da professora Marlene, a Universidade também passou a ter forte inserção social com projetos inovadores. Completou dizendo que “Reitora Marlene, é com muito orgulho que esta “casa” e o município de Campina Grande a recebe como nova Cidadã Campinense. Trata-se de uma justa e merecida homenagem pelo trabalho excepcional realizado durante todos esses anos e pela grande mulher”, acrescentou o parlamentar.
A reitora e mais nova campinense, Marlene Alves agradeceu,na oportunidade aos vereadores pela aprovação do título de autoria do então vereador e hoje deputado federal Romero Rodrigues. Ele disse que está nesta cidade desde 1979 quando ingressou no curso de fisioterapia da antiga URNE.”Foi esta cidade que me recebeu de braços abertos de coração pulsante, me deu o primeiro emprego e minha realização profissional”.
Enalteceram a pessoa da reitora Marlene Alves os vereadores João Dantas e Nelson Gomes Filho; o reitor da UFCG, Thompson Mariz e o bispo de Campina Grande Dom Jaime Vieira Rocha.
FONTE: Paraíba on line
Nenhum comentário:
Postar um comentário