| |||||||
|
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Aconteceu em 28 de Novembro
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Reitora da UEPB recebe título de cidadania campinense
A Câmara Municipal de Campina Grande atendendo à propositura do então vereador Romero Rodrigues (PSDB) e por solicitação do vereador Inácio Falcão (PSDB) entregou o título de cidadania campinense a professora Marlene Alves Sousa Luna, reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A sessão solene foi presidida pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Nelson Gomes Filho e aconteceu nesta terça-feira, 22, no Plenário da Casa Félix Araújo e contou com a participação de autoridades, professores, alunos e familiares da homenageada.
Entre as autoridades o representante do prefeito de Campina Grande, secretário Perón Japiassú; representando o senador Cássio Cunha Lima a Srª Glória Cunha Lima; o Bispo Diocesano de Campina Grande, Dom Jaime Vieira Rocha; o reitor da UFCG, professor Thompson Mariz; o vice-reitor da UEPB, Aldo Bezerra Maciel; o juiz das Execuções Penais,Fernando Brasiliano Leite; o Pró-reitor da UEPB, Antonio Rangel; o presidente da Academia Campinense de Letras, Ailton Eliziário; o comandante do Corpo de Bombeiro. Major Fábio Santos; o comandante da CPTRAN, major Hilmarton Xavier.
Em seu discurso de saudação, o vereador Inácio Falcão destacou que a homenageada é natura de Itaporanga, cidade localizada no sertão paraibano. Ressaltou que como reitora, Marlene foi protagonista do movimento que obteve a aprovação da lei que assegura a autonomia financeira da UEPB, mediante o repasse de um percentual da receita ordinária do Estado da Paraíba. Inicialmente estipulado em 3%, este repasse foi gradativamente aumentado graças ao empenho da reitora e hoje já está na ordem de 5,77%.
Nas duas gestões como reitora, Marlene Alves demonstrou grande habilidade como gestora e tem colocado a UEPB no cenário das melhores universidades brasileiras, com oito Campi, 49 cursos de graduação, 14 mestrados e cinco doutorados. “Através da gestão da professora Marlene, a Universidade também passou a ter forte inserção social com projetos inovadores. Completou dizendo que “Reitora Marlene, é com muito orgulho que esta “casa” e o município de Campina Grande a recebe como nova Cidadã Campinense. Trata-se de uma justa e merecida homenagem pelo trabalho excepcional realizado durante todos esses anos e pela grande mulher”, acrescentou o parlamentar.
A reitora e mais nova campinense, Marlene Alves agradeceu,na oportunidade aos vereadores pela aprovação do título de autoria do então vereador e hoje deputado federal Romero Rodrigues. Ele disse que está nesta cidade desde 1979 quando ingressou no curso de fisioterapia da antiga URNE.”Foi esta cidade que me recebeu de braços abertos de coração pulsante, me deu o primeiro emprego e minha realização profissional”.
Enalteceram a pessoa da reitora Marlene Alves os vereadores João Dantas e Nelson Gomes Filho; o reitor da UFCG, Thompson Mariz e o bispo de Campina Grande Dom Jaime Vieira Rocha.
FONTE: Paraíba on line
Senado quer aprovação rápida do Estatuto de Juventude
A federalização da meia entrada para transporte público e eventos culturais ainda causa controvérsia, mas não devem atrapalhar a aprovação rápida do Estatuto da Juventude no Senado. Em audiência pública realizada nesta terça-feira (22), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a maioria dos senadores manifestou interesse em votar a matéria. A proposta já consta da pauta de votações da CCJ para esta quarta-feira (23).
Presidente da UNE quer driblar resistências à implantação da meia entrada para os jogos da Copa.
Confiram a programação completa do 39° Congresso da UBES
Programação completa
39° CONGRESSO DA UBES
De 1 a 4 de dezembro
São Paulo/SP | Expo Center Norte
Valor de CREDENCIAMENTO: Delegado: 50,00 reais
Observador: 70,00 reais
TEMA: TODOS JUNTOS POR UMA EDUCAÇÃO DO TAMANHO DO BRASIL
■ Quinta-feira 01 de dezembro de 2011
20:00 às 22:00 – Abertura do 39º Congresso da UBES
Tema: 30 anos de reconstrução da UBES – E ainda tem gente que diz que isso é coisa de criança
Homenageados: Ex-presidentes da UBES
Local: Expo Center Norte
■ Sexta-feira 02 de dezembro de 2011
09:00 às 12:00 – Ciclo de debates do 39º Congresso da UBES
Local: Expo Center Norte
Tema 1: Rumos do desenvolvimento econômico e social brasileiro
Tema 2: A cidade e a mobilidade urbana para os jovens hoje
Tema 3: Saúde pública e a política nacional de drogas
Tema 4: Cultura e educação: um debate sobre a meia entrada
Tema 5: Reforma do ensino médio
Tema 6: Educação e mundo do trabalho: os desafios do Brasil e o PRONATEC
Tema 7: Os desafios do PNE – Plano Nacional de Educação
Tema 8: Democratização do acesso a universidade: vestibular, reserva de vagas, Enem, Prouni
Tema 9: A escola enquanto espaço de convívio social e valorização da diversidade
Tema 10: Estudantes e professores juntos por uma escola de qualidade e sem violência
Tema 11: Estatuto da Juventude – Conferência livre da 2ª Conferência Nacional de Juventude: conquistar direitos e desenvolver o Brasil
12:00 às 14:00 – Almoço
Local: Expo Center Norte
14:00 às 17:00 – Passeata – Estudantes e professores juntos por uma EDUCAÇÃO do tamanho do Brasil: 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-sal para educação!
Local: Museu de Arte de São Paulo (Masp)
19:00 às 21:00 – Grupos de discussão do 39º Congresso da UBES
Facilitadores: diretoras da UBES
Local: Expo Center Norte
Tema 1: As mulheres e os espaços de poder
Tema 2: A UBES e o combate ao racismo
Tema 3: O movimento LGBTT e combate à homofobia
Tema 4: Agenda política para o meio ambiente
Tema 5: Comunicação das entidades estudantis
Tema 6: Financiamento das entidades estudantis
Tema 7: A UBES e a solidariedade internacional
Tema 8, 9 e 10: Movimento estudantil (03 grupos)
20: 30 às 22:00 – Jantar
Local: Expo Center Norte
■ Sábado 03 de dezembro de 2011
09:00 às 12:00 – Ato político
Tema: Todos juntos por uma EDUCAÇÃO do tamanho do Brasil
Local: Expo Center Norte
12:00 às 14:00 – Almoço
Local: Expo Center Norte
15:00:00 às 19:00 – Plenária final do 39º Congresso da UBES (votação das propostas)
Local: Ginásio Poliesportivo
20:00 às 22:00 – Jantar
Local: Expo Center Norte
22:00 às 02:00 – Atividade cultural
Local: Expo Center Norte
■ Domingo 04 de dezembro de 2011
10:00 às 12:00 – Plenária final do 39º Congresso da UBES (votação da nova diretoria) Local: Ginásio Poliesportivo
12:00 às 14:00 – Almoço
Local: Ginásio Poliesportivo
39° Conubes: com quase 12 mil delegados inscritos, chegando na reta final!
Sem dúvidas, de longe esse já é o maior congresso da história da UBES. Desde setembro os secundaristas começaram a se organizar para o 39° Congresso da entidade que irá eleger as diretrizes e a nova diretoria da entidade para os próximos 2 anos. Na luta por uma educação pública e de qualidade, foi totalizado exatamente 11.897 delegados inscritos.
Os números são impactantes, absolutamente todos os estados do país receberam em suas salas de aula as bandeiras de luta que a juventude levanta. Foram quase 7 mil escolas de onde a moçada entusiasmada vem vindo para o congresso.
Entre os estados que mais elegeram delegados estão:
1° São Paulo: 1995 inscritos
2° Rio de Janeiro: 1261 inscritos
3° Bahia: 1035 inscritos
China vai inaugurar museu dedicado ao marxismo
A China anunciou nesta segunda-feira (21) a abertura de seu primeiro museu dedicado ao marxismo, onde serão exibidos documentos dessa corrente ideológica traduzidos para o mandarim nos últimos cem anos, informaram os administradores da futura instituição.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
39º CONUBES: no final de semana, 8 estados elegem delegados
Estudantes de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pernambuco e outros cinco estado mobilizam seus estudantes para esses importantes fóruns do movimento estudantil secundarista
O 39º Congresso da UBES, maior e principal encontro do movimento estudantil secundarista brasileiro, está chegando. Marcado para os dias 1 a 4 de dezembro, em São Paulo, reunirá delegados de todos os estados do país. O processo eleitoral do congresso começou há dois meses, e 4,5 milhões de estudantes de todo o Brasil já participaram de votações em cerca de 5 mil escolas. Ao longo desse processo, ao todo, mais de 8 mil delegados foram eleitos.
(Confira matéria sobre 30 anos de Rreconstrução da UBEs aqui)
domingo, 6 de novembro de 2011
Haddad quer evitar anulação nacional de questões do Enem
O ministro da Educação, Fernando Haddad, deve ir nesta quinta-feira (3) a Recife, em Pernambuco, para recorrer da decisão da Justiça Federal que anulou 13 questões das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. O objetivo de Haddad é evitar a anulação parcial do exame para todos os estudantes do país que se submeteram à prova nos dias 22 e 23 de outubro.
DA AGÊNCIA BRASIL
sábado, 5 de novembro de 2011
Malditos comunistas!
Em Cuba, se você tiver aptidão para o esporte, vai poder se desenvolver com total apoio do estado. Pô, assim não vale! Do jeito que eles fazem, com escolas para todos, professores especializados e centros de excelência gratuitos, é moleza. Quero ver é fazer que nem a gente, no improviso. Aí, duvido que eles ganhem de nós. Duvido!
José Roberto Torero
Acabaram os jogos Pan-Americanos e mais uma vez ficamos atrás de Cuba.
Mais uma vez!
Isso não está certo. Este paiseco tem apenas 11 milhões de habitantes e o nosso tem 192 milhões. Só a Grande São Paulo já tem mais gente que aquela ilhota.
Quanto à renda per capita, também ganhamos fácil. A deles foi de reles 4,1 mil dólares em 2006. A nossa: 10,2 mil dólares.
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Veja revela porque combate a UNE
A edição mais recente do panfleto semanal da direita brasileira, a revista Veja, torna a desferir ataques contra organizações populares. Dessa vez, com calibre de menos intensidade. É verdade. O alvo torna a ser a União Nacional dos Estudantes (UNE), agora contestada por suposto mau uso dos recursos adquiridos junto ao governo federal para realizar algumas de suas atividades. A revista afirma inclusive que os recursos levantados foram gastos em bebedeiras e caprichos como notebooks e roupas de marcas.
A entrevista de Chico Buarque à Rolling Stone
Na capa especial de 5 anos da Rolling Stone Brasil, um dos maiores compositor vivo do país fala sobre música, política e família, satisfazendo a curiosidade dos milhões de fãs.
Chico Buarque falou ao editor Paulo Terron, da Rolling Stone, sobre como se divide entre a música e a literatura, política e sobre como lida com a fama e com a era dos paparazzi. “Acho chata essa fiscalização moralista da vida dos outros. Vou deixar de ir à praia, mas outras coisas eu não vou deixar. O meu vinho vou tomar, meu cigarro vou fumar”, diz o ídolo.
Ele também conta que é mais difícil viabilizar turnês pelo fato de não se utilizar da Lei Rouanet – e também afirma se manter distante de certos assuntos por ter uma irmã, Ana de Hollanda, como ministra. “Até fico fora do assunto de direito autoral para não parecer que eu tenho alguma coisa a ver com isso. Para mim é um incômodo ter uma irmã no Ministério da Cultura.”
Veja trecho da entrevista a seguir:
89% dos jovens têm orgulho de ser brasileiro
Estudo feito com pessoas de 18 a 24 anos revela que a geração atual pensa no coletivo
Os jovens brasileiros estão mais esperançosos com o futuro do país. Quem chega a essa conclusão é a empresa de mapeamento de tendências Box1824, que entrevistou 3000 garotos e garotas entre 18 e 24 anos, de todas as classes sociais, para descobrir o que eles pensam sobre o país e sobre a sua geração. O estudo, que faz parte do projeto intitulado "O Sonho Brasileiro" e demorou um ano e meio para ser concluído, constatou que 89% dos jovens têm orgulho de ser brasileiro, sendo que 76% acreditam que o país está mudando para melhor. Os dados são positivos e revelam bastante otimismo entre as 25 milhões de pessoas que fazem parte desta faixa etária atualmente.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
CONUBES: Etapas Estaduais começam a todo vapor
A União da Juventude Socialista demonstra força em mais essa etapa e larga na frente nos estados em que as eleições de delegados já ocorreram. O 39º CONUBES acontece entre os dias 24 e 27 de novembro em São Paulo.
Até hoje foram cinco etapas estaduais realizadas: Mato Grosso do Sul, Rondônia, Paraíba, Tocantins e Roraima. Em Rondônia, a eleição realizada em 10 escolas elegeu 14 delegados para o Congresso Nacional, Mato Grosso do Sul encerrou a eleição de chapa única com 30 presentes e Tocantins com 40. Na Paraíba onde a disputa foi além das expectativas, a chapa representada pela União da Juventude Socialista elegeu 78% dos delegados.
Segundo Marília França, presidente AESP: foram 112 votos da chapa “Tenho Algo a Dizer” contra 32 da oponente. “A eleição foi tranqüila, com uma leve tentativa de tencionar ao final, mas que não surgiu muito efeito, ofuscadas pelas ótimas intervenções”, concluiu.
As etapas estaduais continuam a todo vapor nos demais estados. O Congresso, que acontecerá no final de novembro em São Paulo, é o principal momento da UBES, quando será decido o rumos da entidade para os próximos 2 anos, é nesta data que será realizada a eleição da nova diretoria.
UBES comemora 30 anos de reconstrução
Em 31 de outubro de 1981, após anos de perseguição aos estudantes, acontece no Paraná o 21° Congresso da UBES, que marca o retorno da entidade
Desde as décadas de 30 e 40, o interesse dos estudantes em melhorias na educação já era motivo para reuniões e encontros, sejam nas praças públicas ou nos grêmios estudantis, aumentando cada vez mais a participação política nas decisões políticas do país.
Em paralelo a essa efervescência da época, a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) nasceu em 1948, quando foi realizado o primeiro congresso nacional. Desde lá, os estudantes estiveram à frente das principais manifestações, mobilizando e reunindo diferentes setores da sociedade. Para se ter uma ideia, em 1950, esses jovens já faziam reivindicações contra o aumento do transporte público e a favor do Passe Livre Estudantil; saíam pelas ruas liderando passeatas, parando cidades – como foi o caso do Rio de Janeiro que ficou paralisada dois dias em 1956 com a “Revolta dos Bondes”.
Não demorou muito e os militares que entraram no poder em 1964 começaram a perseguir e prender os líderes estudantis; na época, qualquer tipo de ajuntamento era risco sob a vista dos militares. A juventude estava sob revolta diante da brutalidade da polícia. Em dezembro, a ditadura escancarada: foi instaurado o Ato Institucional Nº5. A partir daí, qualquer tipo de reunião, movimento artístico ou manifestação de opiniões estavam expressamente proibidos. A juventude começava a se organizar clandestinamente e a rebeldia eminente fortalecia a chama.
Foi assim que, em 1977, a UBES começou o processo de reorganização do movimento com a convocação de um congresso contra a ilegalidade. Em Curitiba-PR, no ano de 1981, estudantes de todo Brasil se reuniram em um galpão para a consolidação da entidade. A cavalaria invadiu o congresso, prendeu estudantes, mas a garra e a experiência continuou intacta para seguir a luta.
“E ainda tem gente que diz que isso é coisa de criança”
A população em massa, organizada nos movimentos sociais, unificou-se em oposição aos militares na campanha “Diretas Já”, que teve participação expressiva da UBES. Apesar das mobilizações, a emenda não foi aprovada. Mas não teve jeito, a pressão do povo foi mais forte, a ditadura teve seu fim marcado pela eleição indireta que elegeu o presidente Tancredo Neves.
As principais cidades presenciaram dezenas de passeatas que reafirmaram a volta dos estudantes na vida política da nossa nação. As conquistas foram se multiplicando, como a aprovação do passe livre no Rio de Janeiro e da meia-entrada nos cinemas e teatros em diversas capitais do Brasil, o impeachment do presidente Collor, o enfrentamento da Era FHC e tantas outras lutas que seguiram.
Os estudantes foram (e são) portadores de importantes mudanças sociais, representando hoje a sociedade civil. O que era para ser o fim se tornou o recomeço, servindo para fortalecer as bandeiras da entidade.
“Quem vem com tudo não cansa”
Foi com muita raça e amor pelo Brasil que a UBES se reergueu, e vem há 30 anos depois de sua reconstrução pautando as políticas educacionais do país, defendendo uma educação de qualidade, desenvolvimento e soberania nacional.
Hoje a entidade tem muito o que comemorar: a conquista do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), inclusão de Sociologia e Filosofia na grade curricular das escolas públicas e privadas, o voto aos 16 anos (Se Liga 16), participação no Conselho Nacional de Juventude (CONJUV) e na Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS).
A luta continua, agora pelo investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na Educação, quebra do veto presidencial ao projeto de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para educação, projeto nacional de Passe-Livre, reserva de vagas para estudantes de escolas públicas para universidades públicas, ampliação do ensino técnico, currículo que corresponda as necessidades atuais da juventude, integração latino-americana e combate ao imperialismo.
Vem aí em dezembro, 39° Congresso da UBES!
No ano em que a entidade completa 30 anos de reconstrução, acontecerá o maior congresso da história do movimento secundarista.
O 39º Congresso da UBES será realizado de 01 a 04 de dezembro em São Paulo e deve reunir mais de 4 mil participantes de todas as regiões do país. Desde o início do processo eleitoral, iniciado há dois meses, 4,5 milhões de estudantes já participaram de votações em cerca de 5 mil escolas e aproximadamente 8 mil delegados foram eleitos.
Abaixo-assinado #educação10
Marcando a realização do 39° CONUBES, a entidade, junto à União Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) lança o abaixo-assinado em defesa de 10% do PIB e 50% do Fundo Social do Pré-Sal para Educação, que promete bater a marca de 1 milhão de apoiadores de uma das maiores campanhas em defesa da educação já promovida no Brasil.
Existem diversas formas de contribuir, participar e ajudar as entidades estudantis na aprovação dos 10% do PIB e 50% do Pré-sal para a educação, uma campanha que poderá mudar a cara do Brasil no próximos anos.
A primeira forma é simples. Basta acessar o site Petição Pública, preencher o formulário e automaticamente você terá aderido à campanha da UNE, UBES e ANPG em defesa da educação. Para ajudar ainda mais, o internauta pode também divulgar o abaixo-assinado para o seus contatos de e-mail. O próprio site Petição Pública lhe oferece essa opção.
Outra contribuição essencial e importante é usar as redes sociais como forma de divulgar a campanha. A página da UNE no Facebook criou um evento e pelo Twitter está sendo utilizada a hashtag #educação10.
Da redação
Assinar:
Postagens (Atom)