segunda-feira, 15 de agosto de 2011

UMES paraibana promove Congressos preparativo para CONEG da UBES


Estudantes da cidade de Emas mostram que não nasceram para o silêncio. 
 
11 de agosto é data importantíssima para a nação brasileira: é “Dia do Estudante”. É data para homenagear aqueles que tanto contribuirão para a conquista e aperfeiçoamento da nossa Democracia. Suas contribuições são inegáveis, foram e são importantes e, portanto são dignas de homenagem, no entanto, comemorar tal dia não se faz dentro de casa assistindo televisão ou com um simples feriado: se faz reiterando a afirmação de que os estudantes, a juventude, têm vontade e coragem de ir à luta em defesa de seus direitos e do bem comum.

Esse é o recado que estudantada do Município de Emas deixou bem claro ao realizar o1º Congresso da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Emas na Câmara dos Vereadores da cidade, exatamente no Dia do Estudante. Reunidos em assembléia, com professores, pais de alunos e outras pessoas da sociedade emense, os alunos da rede pública de ensino fizeram questão de “botar a boca no trombone” e discutir a educação do município, do estado e do país, demonstrando em gestos inequívocos que “NÃO NASCERAM PARA O SILÊNCIO”.

O congresso é um marco na história recente do município e, portanto, será sempre lembrado, principalmente por ter sido escrito pelos estudantes. Para a realização do evento, que polemizou o desrespeito ao direito à “Meia-Entrada” para estudantes, a ausência de uma instituição pública de ensino superior no Vale do Piancó e aprovou como manifesto um documento intitulado “NÃO NASCEMOS PARA O SILÊNCIO”, foi fundamental a colaboração do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente da cidade e o apoio da secretaria municipal de educação.

Engane-se quem imaginar que o destaque do congresso foi o palestrante, vindo de João Pessoa, Claudio Silva (CEJUP), quem brilhou na noite da última quinta-feira o foi o jovem Francisco Paulino que com um discurso inflamado e ovacionado pelos presentes foi eleito por unanimidade o 1º presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Emas.

O Plano Nacional de Educação (PNE) está em tramitação no Congresso Nacional, os estudantes defendem que nele seja aprovado o investimento mínimo de 10% do PIB para Educação, e pelo visto na aula de cidadania dada pelos alunos de Emas, no que depender da determinação e rebeldia conseqüente desses secundaristas “O SONHO TRANSFORMA-SE-Á EM REALIDADE”.

Do congresso participaram pouco mais de 100 pessoas, dentre os quais 95 estudantes secundaristas. Tal qual a importância do evento, foi convidado a registrar a ocasião o fotógrafo Antonio Vicente da Foto e Vídeo Vicente, eleito por pesquisa de opinião o melhor fotógrafo do Vale do Piancó. No encontro, foram eleitos para dirigir a entidade estudantil e participar do 13º CONEG da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) em Brasília.

Por UJS Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário